Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 22 de maio de 2012

Assembléia da CBM aprova mudanças no motociclismo do RJ - TRAIL CLUB MIRACEMA É UM DOS ASSOCIADOS.

TCM - 22/05/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Menos de 24h após a disputa da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross, em Penha/SC, os presidentes das Federações Estaduais de Motociclismo reuniram-se no Hotel Marambaia Cabeçudas, em Itajaí/SC, para realização de Assembléia Geral Extraordinária da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O encontro, que teve a participação de 11 federações, contando também com a presença de representantes de empresas patrocinadoras do motociclismo nacional, além de Marlon Olsen, da ABPMX, serviu para aprovar mudanças importantes e históricas no esporte nacional, principalmente, no Estado do Rio de Janeiro.

- A assembléia geral da CBM, constituída por suas federações filiadas e em pleno gozo de seus direitos, é soberana. Suas decisões são a prova de que a democracia deve sempre falar mais alto – declarou o presidente da CBM, Firmo Alves.

Juvenal Alves, Firmo Henrique Alves e Roberto Boettcher - Foto de Rafael Domingos/Divulgação CBM

A principal resolução da assembléia foi a desfiliação, por unanimidade, da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) como sua associada. Suspensa desde junho de 2011, com débitos acima de R$ 30 mil com a CBM, a Femerj vem sendo alvo de diversas denúncias e irregularidades de ordem administrativa, como filiação irregular de pilotos, solicitação não autorizada de verba federal em nome da CBM e eleição de dirigente inelegível.
- Por muitos anos ouvimos críticas em relação às federações, e agora tivemos a oportunidade de provar que o motociclismo é, sim, feito por homens de bem. Estamos mostrando à opinião pública que não compactuamos com entidades que não agem dentro da legalidade – afirmou Juvenal Alves, 2º vice-presidente da CBM e vice-presidente da Federação Sergipana de Motociclismo.

Os presidentes de Federação reunidos na assembléia geral extraordinária da CBM - Foto de Rafael Domingos/Divulgação CBM
A desfiliação da Femerj ocorreu após instauração de processo administrativo, no qual foi assegurado e exercido o direto à ampla defesa da entidade estadual.

- Eu, na qualidade de presidente e gestor da CBM, acato por completo essa decisão unânime da Assembléia e vou apoiar a nova federação para que consiga fazer o motociclismo do Rio de Janeiro ter o papel de destaque que merece. O Rio de Janeiro é um grande centro esportivo e deve ser celeiro de pilotos campeões nacionais e internacionais - ressaltou o presidente da CBM.


José Carlos (FBM), André Azambuja (FEMEMS), Kurt Feitchtenberg (FMG), Sergio Motta (FEMOAM)
e Cale Neto (X-Motos) - Foto de Rafael Domingos/Divulgação CBM


Após a confirmação da desfiliação da Femerj, o presidente da CBM apresentou dois pedidos de filiação à entidade máxima do motociclismo nacional. Também por decisão unânime da assembléia, e ainda com apoio da ABPMX, foi aprovada a filiação da Federação Fluminense de Motociclismo (FFM), presidida pelo Sr. Adriano Winckler, e composta por cinco clubes associados (Pró Racing MC, Trail Clube Esqueleto do Mato, MC Mão na Lata, MX-Rio e Trail Club Miracema), como nova entidade de representação e supervisão do esporte no estado do Rio de Janeiro.

- As pessoas que estão à frente da FFM vêm há anos demonstrando seu comprometimento com o motociclismo. São dirigentes claramente preparados para elevar e alavancar o esporte no Rio de Janeiro. Não tenho dúvidas de que ainda este ano teremos gratas surpresas naquele estado. Confio, e garanto que não falo só por mim, quando digo que daremos todo o apoio à FFM – completou Roberto Boettcher, vice-presidente da CBM e presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás.

A logomarca da Federação Fluminense de Motociclismo (FFM) - Reprodução
Os pilotos do estado do Rio de Janeiro que em 2012 se filiaram diretamente pelo site no sistema da CBM estão automaticamente filiados à Federação Fluminense de Motociclismo, não necessitando pagar novo valor de filiação. A entidade fluminense se comprometeu a divulgar nos próximos dias seus planos para a temporada 2012 do motociclismo do Rio de Janeiro, bem como calendário de provas estaduais e demais ações.

- O motociclismo do Rio de Janeiro vinha definhando ano após ano. É inconcebível que um estado com esta importância passe por uma situação como esta. Precisamos e vamos implantar um sistema de gestão profissional no esporte. Chega de amadorismo, chega de situações sombrias e obscuras. A Federação deve supervisionar o motociclismo e ajudar a difundir o esporte, fazendo-o crescer. A organização das provas estaduais deve ficar a cargo dos clubes e não da federação. Teremos um novo motociclismo no Rio de Janeiro, que será motivo de orgulho para os pilotos e todos os amantes do nosso esporte - declarou Adriano Winckler, presidente da FFM. - Agradeço o apoio e o reconhecimento de todos os presidentes das federações estaduais, da CBM, da ABPMX. 

A FFM se pautará pela democracia. Vamos abrir as portas para conversar com os dirigentes da outra entidade que solicitou sua filiação à CBM. O Rio de Janeiro não sustenta mais divisões. Isso só prejudica o esporte. O potencial do estado é enorme e os pilotos merecem essa união de forças - completou o presidente.

A Assembleia Geral Extraordinária da CBM também tratou de assuntos diversos, como a definição de que nenhuma federação poderá realizar etapas de seus estaduais nos fins de semana de etapas de Campeonatos Brasileiros da mesma modalidade.

- Isso permite que os pilotos possam sair de seus estados para disputa do Brasileiro sem ficar prejudicados nos seus estaduais. Além disso, é bom também para as Federações e clubes que se resguardam das datas junto às prefeituras em cima de um bem maior que são os Campeonatos Brasileiros - ressaltou Firmo Alves.

Paulo Della Flora (FGM), Onílio Cidade (FCM), Marlon Olsen (ABPMX), Gilberto Rosa (FPRM),
Peter (FMP), Henrique Beltrão (FEPEM) e Paolo (FMMA) - Foto de Rafael Domingos/Divulgação CBM
Outro assunto tratado na assembléia foi o futuro da categoria 85cc no Campeonato Brasileiro de Motocross. A comissão da CBM, em conjunto com a ABPMX, se reunirá mais uma vez para definir os ajustes necessários no regulamento já para a 3ª etapa, que será realizada em Foz do Iguaçu/PR, dias 2 e 3 de junho.

Rafael Domingos
ASSESSORIA - CBM - http://cbm.esp.br/noticias.php?idNoticia=1379

Nenhum comentário:

Postar um comentário